Descrição
A troca do óleo de transmissão garante melhor resistência à oxidação, proteção contra o desgaste e fluidez a baixas temperaturas necessárias para as transmissões automáticas. Também protege contra a ferrugem e corrosão, além de oferecer proteção especial adicional para conexões soldadas, resistência à formação interna de espuma e não causar danos aos materiais de vedação de borracha sintética. Além disso, propicia um funcionamento silencioso e troca de marchas suaves, prolongando a vida útil da transmissão de seu veículo.
Quando trocar o fluido do câmbio automático? Veja o prazo de 16 marcas
Confira abaixo quando trocar o fluido do câmbio automático do seu carro. Importante frisar que essas informações também estão no manual do proprietário do seu modelo e, em caso de divergência, deve prevalecer a determinação da montadora
Audi
- Câmbio automático Tiptronic: não há indicação para troca de fluido;
- Câmbio S tronic de dupla embreagem: troca de fluido a cada 60.000 km ou 3 anos;
BMW
- As transmissões automáticas atuais não requerem substituição do fluído. Só é recomendado que seja feita a troca e veículos com quilometragem superior a 120 mil e que estejam apresentando algum sintoma anormal durante as trocas de marcha como trancos, atrasos ou trepidações.
Caoa Chery
- Tiggo 7 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
- Arrizo 5 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
- Arrizo 6 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
- Arrizo 5 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
- Tiggo 2 com transmissão automática convencional: a cada 40.000 km.
Chevrolet
- Câmbio automático do Onix: recomendação é que óleo da transmissão automática seja inspecionado a cada 10 mil quilômetros, completando o nível, se for preciso.
- A troca é preconizada a cada 80.000 km, se o veículo operar sob condições severas.
Fiat e Jeep
- AT6 Aisin (Argo, Cronos, Toro, Renegade e Compass com motores 1.8 ou 2.0): livre de manutenção
- AT9 (todos diesel: Toro, Renegade e Compass): livre de manutenção
Ford
- Ka: não há necessidade de troca do fluido da transmissão automática, salvo algum reparo pontual.
- Ranger: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 40.000 km. Troca ocorrerá apenas se houver uso mais severo com contaminação do óleo (off-road extremo, buracos, etc.).
- Mustang: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido e filtro da transmissão a cada 230.000 km ou 15 anos; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
- Edge ST: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido da transmissão a cada 120.000 km; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
- EcoSport 1.5: verificação do nível de fluido a cada 50.000 km, no caso de uso mais severo do produto (buracos, enchentes, etc.). Troca a cada 240 mil km.
- EcoSport 2.0: Troca a cada 240 mil km.
Honda
- Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.
Hyundai
- As transmissões automáticas de todos os modelos HMB (HB20, Creta e HB20 nova geração) recomenda-se a substituição do fluido da transmissão automática a cada 100.000 km.
Mercedes-Benz
- Mercedes GLA/B de sete marchas: 100 mil km ou cinco anos.
- Mercedes Classe A/CLA de sete marchas: 125 mil km.
- Mercedes C/E/GLC/GLE/S/GLS de nove marchas: 125 mil km.
- Mercedes C / E/ M/GLE /SL/ SLC de sete marchas: 50 mil km ou três anos.
- Mercedes Smart Fortwo de cinco marchas: sem limite.
Mitsubishi
- ASX Flex 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km.
- Outlander Sport 2.0 CVT 40.000 km.
- Eclipse Cross 1.5 CVT 70.000 km
- Outlander 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km
- Outlander 3.0 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
- Outlander 2.2 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
- Pajero Sport 2.5 V8AWG ‐ 4WD 8 A/T 80.000 km.
- L200 Triton Sport 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 80.000 km.
- L200 Triton Sport MY21 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 100.000 km.
- Pajero Full 3.2 V5A5A ‐ 4WD 5 A/T 80.000 km.
Nissan
- Câmbio automático CVT: inspeções aos 100 mil km.
- Em outros tipos de câmbio, substituir a cada 40 mil km ou 24 meses.
Peugeot e Citroën
- Para nossos veículos, o óleo do câmbio automático é vitalício, devendo o mesmo ser substituído somente em decorrência de alguma intervenção que requeira a sua substituição.
Renault
- Não há necessidade de troca do fluido da caixa de transmissão automática de automóveis da Renault.
Toyota
- Hilux e SW4: substituição do fluido da transmissão automática a cada 80.000 km ou 48 meses.
- RAV4: inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
- Camry: inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
- Prius: substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
- Corolla: substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
Volkswagen
- Câmbios automáticos com conversor de torque (Tipo AQ): fluido é life time, não requer troca ao longo da vida útil do câmbio.
- Câmbios automáticos de dupla embreagem (Tipo DQ): a recomendação é a troca do óleo a cada 60.000 km.
Volvo
- Há recomendação no manual de manutenção dos veículos para realizar a troca a cada 60.000 km ou 36 meses, o que ocorrer primeiro.