TROCA DE ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO

Descrição

A troca do óleo de transmissão garante melhor resistência à oxidação, proteção contra o desgaste e fluidez a baixas temperaturas necessárias para as transmissões automáticas. Também protege contra a ferrugem e corrosão, além de oferecer proteção especial adicional para conexões soldadas, resistência à formação interna de espuma e não causar danos aos materiais de vedação de borracha sintética. Além disso, propicia um funcionamento silencioso e troca de marchas suaves, prolongando a vida útil da transmissão de seu veículo.

Quando trocar o fluido do câmbio automático? Veja o prazo de 16 marcas

Confira abaixo quando trocar o fluido do câmbio automático do seu carro. Importante frisar que essas informações também estão no manual do proprietário do seu modelo e, em caso de divergência, deve prevalecer a determinação da montadora

Audi

  • Câmbio automático Tiptronic: não há indicação para troca de fluido;
  • Câmbio S tronic de dupla embreagem: troca de fluido a cada 60.000 km ou 3 anos;

BMW

  • As transmissões automáticas atuais não requerem substituição do fluído.  Só é recomendado que seja feita a troca e veículos com quilometragem superior a 120 mil e que estejam apresentando algum sintoma anormal durante as trocas de marcha como trancos, atrasos ou trepidações.

Caoa Chery

  • Tiggo 7 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
  • Arrizo 5 com transmissão automática DCT: livre de manutenção.
  • Arrizo 6 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
  • Arrizo 5 com transmissão automática CVT: somente uma troca com 40.000 km.
  • Tiggo 2 com transmissão automática convencional: a cada 40.000 km.

Chevrolet

  • Câmbio automático do Onix: recomendação é que óleo da transmissão automática seja inspecionado a cada 10 mil quilômetros, completando o nível, se for preciso.
  • A troca é preconizada a cada 80.000 km, se o veículo operar sob condições severas.

Fiat e Jeep

  • AT6 Aisin (Argo, Cronos, Toro, Renegade e Compass com motores 1.8 ou 2.0): livre de manutenção
  • AT9 (todos diesel: Toro, Renegade e Compass): livre de manutenção

Ford

  • Ka: não há necessidade de troca do fluido da transmissão automática, salvo algum reparo pontual.
  • Ranger: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 40.000 km. Troca ocorrerá apenas se houver uso mais severo com contaminação do óleo (off-road extremo, buracos, etc.).
  • Mustang: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido e filtro da transmissão a cada 230.000 km ou 15 anos; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
  • Edge ST: verificação do nível de fluido da transmissão a cada 10.000 km ou 12 meses. Troca de fluido da transmissão a cada 120.000 km; veículos de alta performance pedem verificações mais constantes.
  • EcoSport 1.5: verificação do nível de fluido a cada 50.000 km, no caso de uso mais severo do produto (buracos, enchentes, etc.). Troca a cada 240 mil km.
  • EcoSport 2.0: Troca a cada 240 mil km.

Honda

  • Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.

Hyundai

  • As transmissões automáticas de todos os modelos HMB (HB20, Creta e HB20 nova geração) recomenda-se a substituição do fluido da transmissão automática a cada 100.000 km.

Mercedes-Benz

  • Mercedes GLA/B de sete marchas: 100 mil km ou cinco anos.
  • Mercedes Classe A/CLA de sete marchas: 125 mil km.
  • Mercedes C/E/GLC/GLE/S/GLS de nove marchas: 125 mil km.
  • Mercedes C / E/ M/GLE /SL/ SLC de sete marchas: 50 mil km ou três anos.
  • Mercedes Smart Fortwo de cinco marchas: sem limite.

Mitsubishi

  • ASX Flex 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km.
  • Outlander Sport 2.0 CVT 40.000 km.
  • Eclipse Cross 1.5 CVT 70.000 km
  • Outlander 2.0 F1CJC ‐ 2WD CVT 40.000 km
  • Outlander 3.0 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
  • Outlander 2.2 W6AJA ‐ 4WD 6 A/T Se necessário durante inspeção nas revisões.
  • Pajero Sport 2.5 V8AWG ‐ 4WD 8 A/T 80.000 km.
  • L200 Triton Sport 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 80.000 km.
  • L200 Triton Sport MY21 2.5 V6AWH ‐ 4WD 6 A/T 100.000 km.
  • Pajero Full 3.2 V5A5A ‐ 4WD 5 A/T 80.000 km.

Nissan

  • Câmbio automático CVT: inspeções aos 100 mil km.
  • Em outros tipos de câmbio, substituir a cada 40 mil km ou 24 meses.

Peugeot e Citroën

  • Para nossos veículos, o óleo do câmbio automático é vitalício, devendo o mesmo ser substituído somente em decorrência de alguma intervenção que requeira a sua substituição.

Renault

  • Não há necessidade de troca do fluido da caixa de transmissão automática de automóveis da Renault.

Toyota

  • Hilux e SW4: substituição do fluido da transmissão automática a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • RAV4:  inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Camry:  inspeção a cada 40.000 km ou 24 meses e substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Prius:  substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
  • Corolla: substituição a cada 80.000 km ou 48 meses.
Fluido da transmissão do Corolla deve ser trocado a cada 80 mil km 

Volkswagen

  • Câmbios automáticos com conversor de torque (Tipo AQ): fluido é life time, não requer troca ao longo da vida útil do câmbio.
  • Câmbios automáticos de dupla embreagem (Tipo DQ): a recomendação é a troca do óleo a cada 60.000 km.

Volvo

  • Há recomendação no manual de manutenção dos veículos para realizar a troca a cada 60.000 km ou 36 meses, o que ocorrer primeiro.